- Condomínios
- Loteamentos
- Prédio
Mão de obra qualificada
Entrega no prazo de contrato
Mais de 18 anos de experiência
Obras em São Paulo e Minas Gerais
Como funciona a preparação e assentamentos de bases para tráfego?
A aplicação em solo arenoso, a areia deve ser adensada e nivelada para receber uma camada de areia média de 3 a 4 cm. O solo argiloso, por sua vez, deve ser compactado, receber uma camada de bica corrida de 10 a 15 cm de espessura e uma nova compactação. Em seguida, lança-se a camada de areia de assentamento de 4 a 5 cm.
Tanto em laje de concreto, solo arenoso ou solo argiloso, após a colocação dos pisos intertravados, lança-se uma camada de areia fina para preencher os vazios entre eles. A compactação final é feita com uma vibro compactadora, varrendo-se a areia e compactando o piso para o perfeito preenchimento dos vazios entre as peças, conferindo o intertravamento.
Vários aspectos devem ser observados no momento da instalação, a começar pela área de assentamento, que deve estar sempre confinada, seja por guias, sarjetas ou sarjetões. Cada camada de base deve estar muito bem nivelada e com o caimento estabelecido em projeto para o escoamento das águas de chuva. A camada de bica corrida deve ser dimensionada em função do CBR (índice de suporte) do solo compactado estabelecido em projeto.
Na instalação dos pavers em ruas com tráfego de veículos pesados e solo mole, deve-se abrir uma caixa de 60 a 100 cm, lançar pedra rachão e, em seguida, uma camada de pedra 3 e 4 compactada com rolo. O processo é finalizado com bica corrida, que também deverá ser compactada com rolo vibrador. Só então são assentadas as peças intertravadas sobre uma camada de areia média de 4 a 5 cm, para posterior compactação”.
Consulte-nos para um orçamento!